DOE AGORA

Projeto lança minidocumentário sobre as manifestações culturais de Maués, no AM

Projeto lança minidocumentário sobre as manifestações culturais de Maués, no AM

Veículo: Revista Cenarium
Autor: Redação
Em: 10/8/2022

MANAUS – O projeto Tamboreando Cultura na Terra do Guaraná, iniciativa do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) para o fortalecimento e promoção das manifestações culturais e populares de Maués (AM), concluiu suas atividades. Ao todo, foram 10 meses de formação para 135 crianças e jovens da região, que participaram de oficinas de Luthieria percussiva e Tambor de Gambá, duas das expressões culturais mais tradicionais do município.

Como encerramento do projeto, foi produzido um minidocumentário sobre as manifestações culturais de Maués. O material é um registro tanto das atividades do projeto quanto do impacto que o Tamboreando teve na valorização da cultura popular da cidade. Nele, o público poderá encontrar entrevistas com educadores, alunos e moradores que participaram do Tamboreando. O minidocumentário pode ser visto no canal do Youtube do Idesam e é um relato histórico dessa tradição cultural no Amazonas.

“Esta produção audiovisual, executada pela La Xunga Produções, além de uma estratégia de comunicação para aumentar o conhecimento nacional sobre a cultura de Maués, é um legado, no sentido narrar o patrimônio imaterial a que o projeto se dedicou durante 01 ano”, justifica Larissa Mahall, coordenadora de comunicação do projeto.

Durante as disciplinas, os alunos participaram da construção e montagem de instrumentos, ensino de cantorias e batidas, vivência afetiva e cultural, além da apresentação da orquestra de alunos. Os grupos Dança dos Pássaros e Troar dos Tambores ganharam destaque com o projeto, que totalizou mais de 840 horas de formação musical, além da criação de 128 novos instrumentos de percussão que foram doados a cinco pontos culturais de Maués e região.

Leia o texto original em: https://revistacenarium.com.br/projeto-lanca-minidocumentario-sobre-as-manifestacoes-culturais-de-maues-no-am/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin