DOE AGORA

Projeto Tamboreando apresenta ‘Dança do Pássaros’ neste sábado (4) em Maués

Projeto Tamboreando apresenta ‘Dança do Pássaros’ neste sábado (4) em Maués

Veículo: G1 Amazonas
Autor: Redação
Em: 5/6/2022

A cidade de Maués, 267 km de Manaus, recebe neste sábado (4) a primeira apresentação do grupo Dança dos Pássaros, formado pelos alunos do projeto ‘Tamboreando Cultura na Terra do Guaraná’. O espetáculo faz parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, evento tradicional e centenário da cidade, e ocorrerá na praça principal de Maués.

Por meio do projeto ‘Tamboreando’, uma iniciativa do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), os alunos aprendem a tradição do Tambor de Gambá e a produzir instrumentos percussivos da região, além da Dança dos Pássaros.

Na apresentação, 28 alunos do projeto Tamboreando apresentarão a dança do pássaro Jaçanã.

De acordo com um dos educadores do projeto, Ítalo Mamud Michiles, o ritmo faz parte da cultura de Maués.

Tradição

De acordo com o coreógrafo da Dança dos Pássaros, José Diniz, explica que essa manifestação folclórica é oriunda do estado do Pará e foi incorporada à cultura maueense por meio da migração e da proximidade geográfica. Ele conta a história interpretada na dança do pássaro Jaçanã.

Diniz explica que a ideia da apresentação é mostrar que todos podem fazer parte da brincadeira, por isso a diversidade entre os integrantes do grupo.

Leia o texto original em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/06/02/projeto-tamboreando-apresenta-danca-do-passaros-neste-sabado-4-em-maues

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin