DOE AGORA

Reserva na amazônia tem manejo de floresta de baixo impacto com apoio comunitário

Reserva na amazônia tem manejo de floresta de baixo impacto com apoio comunitário

Data: 20/03/2024
Veículo: Folha de S. Paulo
Texto: Phillippe Watanabe
Foto:  Divulgação/ FSC

O barulho de uma motosserra perturba os sons da floresta no meio da amazônia. Um estalo sucede, acompanhado do ruído de deslocamento de folhas, como se algo empurrasse a copa da vegetação. Uma árvore acaba de cair na RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) do Uatumã, no Amazonas.

Pode parecer mais um caso de desmatamento criminoso, mas não é. Na reserva, que emprega manejo florestal de baixo impacto, o corte controlado envolve a comunidade e, pelas boas práticas, recebeu certificação do FSC (Forest Stewardship Council).

A reportagem acompanhou, em 2023, a derrubada de um louro-preto. Era um dos dois indivíduos dessa espécie marcados para retirada na unidade de exploração madeireira em uso pela comunidade local.

Logo após a queda, uma revoada de insetos se espalha pelo local onde ficava o louro-preto —do qual só resta, então, a base. Na área, foram mapeadas 97 árvores de 19 espécies para derrubada.

Mais de 30 já foram abaixo no bloco da reserva em que há exploração madeireira, com cerca de 70 hectares até o momento. Entre as espécies, logicamente, algumas são mais cobiçadas pelo mercado, contam os comunitários responsáveis pelos trabalhos, como a massaranduba e o angelim.

O trabalho no Uatumã, apesar do caráter comercial, é considerado sustentável por ser de pequeníssima escala e comunitário. A ideia ali, ecoando a classificação de RDS do local, é conseguir explorar os recursos naturais —de acordo com o plano de manejo da área— para garantir a vida das populações do local sem causar danos estruturais à floresta.

Um dos pressupostos é que uma árvore só pode ser derrubada na área após haver um comprador dos metros cúbicos daquela madeira. Somente a partir do momento em que um contrato está assinado os habitantes do Uatumã vão para dentro da floresta e levam a árvore ao chão.

Confira a matéria completa AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin