DOE AGORA

Curso de Identificação Botânica

Curso de Identificação Botânica

Fundamental para elaboração de Planos de manejo Florestal de qualidade, a correta identificação botânica das árvores a serem manejadas é importantíssima para o ato da realização do inventário florestal. Apesar da tradição florestal de diversas comunidades rurais do interior da Amazônia, a identificação de espécies florestais no campo ocorre de forma bastante generalista, gerando dúvidas durante o inventário e problemas no momento da comercialização.

Assim, dentro do aspecto de fortalecer as comunidades com base econômica florestal para a perpetuação das atividades de manejo florestal, o Idesam elaborou o curso “Identificação botânica voltada à Inventários Florestais”, que visa qualificar comunitários na ação de manejo de forma a diminuir os erros de identificação de as generalizações de espécies com fisionomia semelhante.

curso_botanica_1 curso_botanica_2

Com duração de 24 horas, o curso é voltado principalmente para inventário florestal, e ensina técnicas de identificação fisiológica de tronco, folhas e cerne; uso de guias de identificação botânica de espécies florestais amazônicas; coleta de material para confecção de exsicatas e características dos principais grupos florestais.

O conteúdo programático foi elaborado em parceira com o MSc. Valdely Kinupp, professor do curso técnico em florestas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

WordPress Lightbox Plugin