DOE AGORA

Produção Rural Sustentável

A atuação do Idesam no tema Produção Rural Sustentável (PPRS) tem o objetivo de desenvolver o manejo de sistemas de produção sustentável na Amazônia. Desenvolve estudos em temas que conectam e transitam pelas diferentes disciplinas e corpos do conhecimento de sistemas de produção baseados em princípios da sustentabilidade. Atua também extensão rural com Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) para produtores rurais familiares e no apoio a governos para o planejamento integrado para o desenvolvimento rural sustentável.

Através de capacitação e apoio à organização social, fortalecem o capital humano da região, gerando benefícios socioeconômicos diretos para as comunidades onde as ações são desenvolvidas e também gera benefícios ambientais. Além disso, o Idesam busca conhecer as cadeias de valor atuais, seus gargalos e suas barreiras para aumentar a escala de implantação e a persistência da produção rural sustentável na paisagem.

Nossas atividades

Diagnósticos socioambientais, econômicos e fundiários e elaboração de projetos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR);  Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e os Planos de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCD);

Estudos de viabilidade técnica e econômica  de produtos agropecuários sustentáveis;

Assessoria técnica para implantação e monitoramento de cadeias de valor e sistemas de produção rural sustentável;

Apoio à organização de grupos produtivos e desenvolvimento de cadeias de valor;

Desenvolvimento de metodologias e projetos de implementação de atividades produtivas sustentáveis;

Reconversão produtiva e recuperação de áreas degradadas.

Pólos de atuação

Atualmente as atividades estão concentradas em dois locais, Maués e Apuí.

Confira as

Notícias Relacionadas

Entre em contato

WordPress Lightbox Plugin