DOE AGORA

Áreas Protegidas

O Idesam desenvolve estudos e projetos para subsidiar a consolidação de Unidades de Conservação (UCs) sob um olhar socioambiental. Como ferramenta para a implementação, o programa valoriza a disseminação do conhecimento e a participação efetiva da sociedade local, de modo que as comunidades envolvidas compreendam os objetivos de existência da área e quais os benefícios a mesma pode trazer para a região.

Somente dessa forma a existência da UC transforma positivamente a região em termos socioambientais, pois traz para o jogo atores chave, como ribeirinhos, gerentes locais, prefeituras, associação de moradores, entre outros. Essas pessoas são as que efetivamente colocarão no chão todas as propostas elaboradas durante o planejamento da UC.

Planejamento e Gestão

O planejamento para implementação das UCs compõe etapa decisiva na consolidação das Unidades de Conservação. Levantamentos sociais e caracterização biológica durante o planejamento de criação e delimitação de áreas protegidas; elaboração de Planos de Gestão para estruturação; e ações de implementação das atividades de gestão são atividades que o Idesam pode desenvolver para a consolidação de Unidades de Conservação.stais  Não-Madeireiros (Andiroba, Copaíba, Castanha-do-Brasil).

Além disso, o Idesam trabalha nas seguintes frentes:

  • Consolidação e Fortalecimento de conselhos gestores;
  • Formação de Lideranças e processos de organização social;
  • Pesquisas científicas e aplicadas a gestão de UCs;
  • Planos de turismo sustentável e de base comunitária;
  • Programas e projetos de produção sustentável em UCs;
  • Certificação de produtos agroextrativistas.

Políticas Públicas

Um dos eixos de atuação mais abrangentes do Idesam é a definição de Políticas Públicas que contribuam para a consolidação de UCs, identificando entraves na legislação vigente e fomentando discussões para solucionar problemas de implementação e gestão.

Treinamento de Capacitação

Para inclusão social, organização comunitária e geração de renda das comunidades do interior do Amazonas, é fundamental prepará-los para a nova realidade de organização, produção e comercialização de produtos extrativistas.

O Idesam tem promovido cursos e oficinas de treinamento e capacitação em diversos temas. Na RDS do Uatumã, as capacitações são realizadas de forma prática e aplicada, vinculando o conhecimento repassado durante a capacitação à real necessidade prática do morador tradicional. A metodologia desenvolvida tem permitido a fixação e aplicação do conhecimento ao dia-a-dia dos moradores do interior do Estado.

Para a disseminação dos cursos desenvolvidos pelo Idesam para locais além da RDS do Uatumã, o Idesam firma parcerias e projetos. Para saber mais sobre os cursos e treinamentos desenvolvidos pelo Idesam, entre em contato através do e-mail: [email protected]

Confira as

Notícias Relacionadas

Onde Atuamos

Em breve

Parceiros e Financiadores

Entre em contato

WordPress Lightbox Plugin