DOE AGORA

Idesam completa 18 anos com uma trajetória de reconhecimentos em prol da Amazônia

Idesam completa 18 anos com uma trajetória de reconhecimentos em prol da Amazônia

Em duas décadas, o Idesam ganhou reconhecimento e notoriedade pelas iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, para o desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental na Amazônia. 

Comunicação Idesam
Foto: Estúdio Fuê 

Em 2022, o Idesam completa 18 anos de atuação na região com uma trajetória de conquistas, lutas e posicionamentos que movimentaram importantes momentos no norte do país. Em quase duas décadas, o Idesam vem impulsionando um intenso trabalho de contribuição para a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas, do desenvolvimento socioeconômico das comunidades e da conservação ambiental na Amazônia. Tantas conquistas deram o tom para inúmeras ações que resultaram em programas e iniciativas reconhecidas, inclusive, internacionalmente pelos impactos e mudanças na vida de mais de 6 mil famílias beneficiadas diretamente. 

Saiba mais sobre as conquistas e reconhecimentos do Idesam no cenário nacional e internacional.  

“Esse aniversário consolida a Teoria da Mudança que estamos construindo há muitos anos, em um momento que a gente entende o papel fundamental de ganhar escala apoiando, investindo e financiando o desenvolvimento de outras instituições e outros atores que são fundamentais para consolidar o ecossistema de negócios sustentáveis da AmazôniaMariano Cenamo, cofundador e Diretor de Novos Negócios do Idesam e CEO da AMAZ Aceleradora de Impacto. 

Como primeiro parceiro, o WWF-Brasil tem muito orgulho de fazer parte da história do Idesam. “Juntas, as duas organizações já atuaram na conservação de áreas protegidas, no combate ao desmatamento e no fomento de cadeias produtivas sustentáveis, trabalharam no combate ao fogo na Amazônia e na emergência da Covid-19. Esperemos que, no futuro, essa parceria se fortaleça e que outros projetos estejam por vir”, exalta Edegar de Oliveira Rosa, Diretor de Conservação e Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil. 

O WWF foi o primeiro financiador do Idesam na construção na elaboração do Plano de Gestão da RDS Do Uatumã. 

Impactos e desafios 

E nesse cenário de esforço na contenção dos danos causados pelas constantes perdas no bioma Amazônico, com o desmatamento ilegal e a desigualdade social, o Idesam tem intensificado ações concretas, por meio de iniciativas que conectam soluções aos atores de suas cadeias de valor, apontando caminhos sustentáveis e inovadores para a conservação ambiental e redução da pobreza. 

“O aniversário de ‘maioridade’ para o Idesam é bastante significativo, pois chegamos aos 18 anos com um forte amadurecimento Institucional, aprimorando nosso modo de atuação para gerar mais e melhores ações de impacto positivo para Amazônia, embasado por uma Teoria da Mudança consistentes, lastreado por um histórico de execução do ‘saber fazer’ na Amazônia com responsabilidade e engajamento” – Carlos Gabriel Koury, Diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam. 

Os últimos dois anos foram desafiadores em escala global com advento dos danos causados pelo Covid-19. A partir de uma nova perspectiva, o Idesam ampliou seus esforços com foco em direcionar nossas iniciativas estratégicas com o desenvolvimento de soluções tecnológicas, de aceleração de negócios e de formação de base de produção sustentável na Amazônia, além da garantia da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos necessários à vida no planeta. 

Segundo o Relatório Institucional do Idesam 2021, tem-se:

6.672 famílias atuando com o Idesam | 1.680 famílias com geração de renda de cadeias produtivas sustentáveis. (Comunidades Famílias, povos e comunidades produzindo com sustentabilidade e qualidade de vida). 

10,8 mi hectares de floresta tropical conservada | 985 hectares restaurados por Sistemas Agroflorestais. (Ambiente Conservação ambiental por meio da promoção de cadeias de valor). 

77 cadeias de valor sustentáveis conectadas. (Redes Organizações da Sociedade Civil, Governo e Empresas conectadas, promovendo apoio à nova economia e ampla conservação ambiental). 

126 negócios, organizações sociais e soluções apoiadas. (Negócios Empresas, associações e cooperativas expandindo produção sustentável).  

“Entendo que a Amazônia não pode prescindir de organizações eficazes a exemplo do IDESAM, que ao longo de quase duas décadas de existência, teima em fazer diferente na agenda socioambiental inclusiva. Daí o reconhecimento público da sociedade e de seus pares, pelo senso de urgência e do inadiável, sem comprometer a qualidade de tudo o que faz. Isto é o IDESAM. Orgulho dos amazônidas beneficiários” Neliton Marques, Conselho Diretor do Idesam. 

Além de um posicionamento com impactos mais consistentes, o Idesam cresceu em suas práticas de governança e gestão, o que impacta diretamente na entrega e resultados junto às comunidades e famílias atendidas. Com a expertise adquirida nos territórios, os desafios na organização de cadeias de valor reforçam o propósito de um trabalho que será ainda mais massivo na atuação com essas famílias e, consequentemente, na execução coletiva, na formalização de grupos, além do fortalecimento agenda. 

“O Idesam está dentro da RDS do Uatumã ajudando a concretizar nossos sonhos. Quando falo que hoje a reserva tem um plano de manejo, uma miniusina de óleos vegetais e uma movelaria mandando nossas peças para o Rio de Janeiro, São Paulo e o restante do Brasil, foi o Idesam que deu esse ‘chute na bola’. Além de ser o nosso parceiro desde o começo com capacitações e acompanhamento técnico, ele proporcionou a aproximação de outras instituições”, destaca a comunitária e moveleria da RDS do Uatumã, Elizângela Cavalcante. 

Prêmio Empreendedor Social 2022 

No último dia 19/09, o Idesam venceu o 18º Prêmio Empreendedor Social na categoria – Inovação e Meio Ambiente, realizado pela Folha e Fundação Schwab, em São Paulo. O concurso reconheceu soluções em quatro categorias: Inovação em Meio Ambiente, Destaques na Pandemia, Soluções Comunitárias e Direitos Humanos. Leia aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin