DOE AGORA

Idesam realiza pesquisa para estimular diversidade e conhecer perfil dos colaboradores

Idesam realiza pesquisa para estimular diversidade e conhecer perfil dos colaboradores

A pesquisa foi realizada em outubro deste ano e contou com a participação de 67 pessoas, ou seja, 95% dos colaboradores do instituto.

Por Vanessa Brito/Idesam 

O Idesam realizou uma pesquisa para identificar o perfil dos colaboradores do instituto e entender itens de diversidade como cor, raça e gênero. Os colaboradores foram incentivados a preencher um formulário com informações pessoais sobre essas questões. A pesquisa foi realizada em outubro deste ano e contou com a participação de 67 de 69 pessoas, ou seja, mais de 95% dos colaboradores e prestadores de serviço do instituto.

O número de mulheres representa 61% do quadro total de colaboradores, sendo que 68% estão em cargo de liderança. Um avanço para o incentivo à igualdade de gênero na organização. Outros itens como estado de origem, escolaridade, sexualidade também foram abordados.

Durante os processos seletivos, o Idesam estimula a participação de pessoas negras, mulheres, indígenas, membros da comunidade Lgbtqi+. Essa é uma das iniciativas que o instituto adota para promover a diversidade no ambiente de trabalho e que torna a organização uma marca empregadora que abraça a diversidade.

Outros pontos destacados no levantamento foram a presença de pessoas que se reconhecem como brancas, negras, indígenas, pardas e amarelas. Entre as oportunidades de melhoria destaca-se o fortalecimento na contratação de pessoas negras e indígenas e são planejadas parcerias com empresas e organizações que articulam a admissão desses profissionais.

Atualmente, o Idesam possui colaboradores de vários estados do Brasil e o Amazonas é o estado que mais se sobressai, sendo representado por 48% dos colaboradores. A maioria dos “idesânicos” também residem na Região Norte, o que corresponde a 54% dos que responderam à pesquisa. Além dos dados, foi destacada a importância de se discutir temas como diversidade no terceiro setor.

Maria Izabel Amarante, especialista de Recursos Humanos do Idesam, destaca também a relevância do estudo para se entender mais sobre diversidade dentro da organização. “É fundamental que a gente consiga cada vez mais abrir portas para esse tema tão importante ajudando na construção social, lembrando que estamos numa era extremamente globalizada e que a diversidade não pode ser entendida apenas como o “aceitar” as diferenças, respeito ou um programa social, é uma questão de mudança de cultura de anos”, disse.

Ela afirma que a pesquisa fortalece o reconhecimento do ambiente plural e inclusivo do Idesam. “Essa pesquisa foi fundamental para entendermos o perfil dos nossos colaboradores, pensando em compormos práticas internas e um ambiente acolhedor, saudável e, sobretudo, respeitoso. Os resultados foram satisfatórios no sentido de entendermos o perfil dos nossos colaboradores, mas claro que precisamos trabalhar mais em algumas áreas específicas”, destacou.

Para Maria Izabel, a realização do levantamento contribui para um processo de construção coletiva dentro do próprio instituto. “Esse processo será longo e contínuo, sempre olhando para o lado humanizado e projetando para dentro da nossa instituição. Entendemos esse processo como algo que será construído com todos os nossos colaboradores, numa agenda transparente e baseada na empatia”, lembrou.

Comitê de Diversidade, Inclusão e Equidade

Outra ação que o Idesam deverá promover a partir de 2023 é a instalação de um Comitê de Diversidade, Inclusão e Equidade. A ideia é estimular conversas internas entre públicos diversos e envolver todos os colaboradores, criando o comitê que atue em frentes específicas, como: gênero, raça, público LGBTQIA+, social e comunidade e inclusão de pessoas com deficiência. Promovendo e encorajando os recrutamentos de públicos diversos, tendo uma comunicação transparente, difusão de conhecimento sobre as temáticas a serem desenvolvidas, ações afirmativas que alteram na prática as áreas a serem desenvolvidas e, paralelo a isso, trabalhar a cultura para que todos os colaboradores se sintam seguros em ser quem são, no ambiente de trabalho.

“O comitê será em um modelo orgânico, onde teremos colaboradores voluntários e que se sintam à vontade com a agenda a ser desenvolvida, conforme tema em destaque. Assim, daremos voz e oportunidade a todos os colaboradores que queiram contribuir com esse ambiente inclusivo. E, na medida que essa cultura de diversidade for se consolidando, o objetivo é que se fomente, gradualmente, um ambiente de cooperação e respeito entre todos os idesânicos, fazendo com que o clima organizacional seja cada vez mais positivo”, pontuou.

A ideia é formar uma comissão que pense, planeje e execute ações afirmativas para que o Idesam seja ainda mais diverso e potencialize seu impacto positivo na sociedade. “Será de grande contribuição para o Idesam, a partir do momento que teremos um ambiente mais inclusivo, nos diferentes aspectos, o que vai garantir com que os colaboradores enxerguem e entendam os objetivos que realmente importam. O Idesam é uma instituição plural e diversa, isso está no nosso DNA e sempre seguiremos assim, somos fundados no respeito, amor e empatia pelas pessoas! E, aproveitando, fazemos um convite aos nossos parceiros para que, cada vez mais, invistam nesses projetos no terceiro setor!”, finalizou.

Código de Ética e Conduta

Outra iniciativa adotada há 3 anos pelo instituto foi a elaboração de um Manual de Compliance, com um Código de Ética e de Conduta onde também se prioriza a questão da diversidade no ambiente interno, entre colaboradores e profissionais do Idesam. O Código de Ética e Conduta tem o objetivo de evidenciar e reforçar os valores éticos do Idesam, identidade organizacional e os princípios que orientam a condução de suas atividades.

Entre os itens do código destaca-se que: “o IDESAM respeita as opções e orientações individuais daqueles que com ela mantenha vínculos, mas partilha de atitudes morais e éticas que são fundamentais. Por isso, é indispensável: Respeitar a diversidade; Promover o direito à liberdade pelo intercâmbio de pensamentos, ideias e opiniões, sem preconceitos ou discriminações; Condenar atitudes agressivas ou constrangedoras; Abdicar de comportamentos preconceituosos ou discriminatórios em relação à raça, cor, origem, gênero, estética pessoal, condições físicas, nacionalidade, sexo, idade, estado civil, orientação sexual, posição social, religião e outros atos que firam a dignidade das pessoas”.

Sobre o Idesam

O Idesam é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal desde 2004. Em 2022, teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e o Prêmio Empreendedor Social- Inovação em Meio Ambiente pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. O propósito do Instituto é promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na Amazônia, criando conexões aos atores de suas cadeias de valor e apontando novos caminhos inovadores para a conservação e a redução da pobreza. Até o momento, os indicadores são de 8,5 milhões de hectares de florestas conservadas em 34 territórios na Amazônia; 6 mil famílias impactadas e 23 organizações sociais envolvidas. Coordena e apoia as iniciativas estratégicas AMAZ Aceleradora de Impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e Programa Carbono Neutro, além da secretaria executiva do Observatório da BR-319.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin