DOE AGORA

ParaQuemDoar: Idesam é uma das iniciativas de impactos no Brasil reconhecidas pela plataforma online de doação

ParaQuemDoar: Idesam é uma das iniciativas de impactos no Brasil reconhecidas pela plataforma online de doação

O ParaQuemDoar mapeia iniciativas de impacto de todas as regiões do país, em diversas áreas de atuação e conta com uma rede curadora que divulga e conecta os doadores com as causas abraçadas.

 

Luciano Lima / Idesam

 

Com foco no incentivo à cultura de doação no Brasil, o ParaQuemDoar mapeia iniciativas de impacto de todas as regiões do país, em diversas áreas de atuação. O movimento conta com uma rede curadora que divulga e conecta os doadores com as causas abraçadas.

“A essência da palavra ‘doar’ significa transferir algo gratuitamente a outra pessoa, porém, o espírito da palavra gera uma ação que extrapola esse significado. Precisamos entender como uma resposta as necessidades de mudanças em algum campo, seja ele social ou ambiental e que tem uma enorme possibilidade de capilaridade e impacto, entre a sociedade cível, sobretudo, nos mais jovens, explica Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam.

Da seleção

Com uma intensa atuação nacional, o ParaQuemDoar fortalece e impulsiona essa rede de solidariedade, e contempla iniciativas que contribuem para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem estar; Trabalho descente e crescimento econômico; Redução de desigualdades; Consumo e produção responsáveis”.

“O ParaQuemDoar é formado por uma rede robusta de parceiros curadores – organizações reconhecidas e com anos de experiência no terceiro setor – que indicam e endossam as iniciativas publicadas no site. Uma chancela que garante a credibilidade das organizações publicadas, dando ao doador a segurança de que está apoiando ONGs sérias e de impacto,” Rafael Marques, Coordenador de Valor Social na Globo.

Acesse AQUI a página do Idesam na plataforma ParaQuemDoar.

De acordo com Pedro Oliveira, consultor de relacionamento institucional e captação do Idesam, a doação é um ato que movimenta diversos gargalos no Terceiro Setor, mas, ainda esbarra em algumas dúvidas por parte do público geral. “A população brasileira é muito solidária e preocupada com a sociedade, porém, também padece de muitos desafios e dificuldades, sociais e econômicas, que inibe uma cultura de doação mais forte no país. Hoje, proporcionalmente, as classes C e D são as que mais colaboram financeiramente com causas socioambientais, mesmo tendo um menor potencial de doação”, explica.

“As organizações da sociedade civil precisam melhorar seus sistemas de comunicação e transparência para conseguirem comprovar seu impacto, relevância, necessidade de trabalho e sua idoneidade e boa gestão”, destaca o consultor. NÃO

Responsabilidade e reputação

Das perguntas mais frequentes, a segurança na hora de doar e a representatividade da instituição, prevalecem no questionário mental de quem busca apoiar uma causa.

Ainda de acordo com Oliveira, o cidadão que busca uma organização da sociedade civil para realizar uma doação deve atentar para o alinhamento dos seus valores individuais e os praticados pela organização, bem como, a transparência e gestão de recursos da organização em questão. “Para isso, existem as redes sociais e o site institucional, além dos relatórios de transparência (relatórios anuais de atividades, prestação de contas e balanços financeiros, auditorias externas, etc) que devem estar disponíveis, acessíveis e compreensíveis a qualquer um que tenha contato com a organização. Vale a pena, também, observar quem são as pessoas e organizações que apoiam a organização, para avaliar o grau de confiança que se irá depositar na organização em questão”, finaliza o consultor de relacionamento e captação do Idesam.

Sobre o Idesam

O Idesam atua na Amazônia brasileira com foco no estado do Amazonas, especificamente nos municípios de: Apuí, Lábrea, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã. Atualmente, conta com 26 projetos com foco no desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis na Amazônia por meio dos seguintes eixos de atuação: estruturação de cadeias de valor, inovação em bioeconomia e novos negócios.

Nossos resultados em 2021- As ações envolveram 5599 famílias, sendo 3421 mulheres participando de ações do Idesam, além de 256 famílias comercializando produtos da sociobiodiversidade, gerando R$ 6,5 milhões; 8,5 milhões de hectares de floretas tropicais com apoio para conservação; 42 negócios, organizações sociais e soluções conectadas e fomentadas.

Juntos pela Amazônia! Apoie o Idesam clicando AQUI e ajude diretamente comunidades e projetos que defendem o uso sustentável dos recursos naturais da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin