DOE AGORA

Primeiro dia do Seminário Governança Florestal no Amazonas

Primeiro dia do Seminário Governança Florestal no Amazonas

Cerca de 130 pessoas de diversas instituições e localidades participaram das atividades previstas para o primeiro dia no Seminário Governança Florestal no Amazonas: Cenários para a Consolidação do Manejo Florestal no Estado. A proposta do evento é construir propostas para o aprimoramento da gestão florestal no estado do Amazonas, aproximando pessoas de diversas organizações e instituições, desde órgãos do governo até associações comunitárias. Entre os presentes, estavam mais de 30 comunitários de vários municípios do Amazonas.

As atividades foram iniciadas pela manhã com Abertura Solene realizada pelos organizadores do evento, representados pelo Secretário Executivo do Idesam Mariano Cenamo e o Presidente do CNS Manoel Cunha. Logo após, foi realizado o Painel sobre o Avanço da Gestão Florestal no Amazonas, composto das palestras de Sérgio Gonçalves (IDAM), Virgílio Viana (Superintendente Geral da FAS) e Nádia Cristina d’Ávila Ferreira (Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas ‐ SDS), seguido de discussão e perguntas sobre o tema.

Em seguida, a Regularização Fundiária e Licenciamento foi abordada em outro painel, que contou com as palestras de Luiz Antonio Souza (Coordenador do Programa Terra Legal no Amazonas), Miguel Emile Abi‐Abibi (Diretor Técnico do ITEAM) e Mara Rubia Benevides Said (Gerente de Controle Florestal do IPAAM).

Pela tarde, a Implementação da Política Florestal no estado do AM foi tema do terceiro painel do dia, com palestras de Edmar Vizolli (Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas), Domingos Macedo (Coordenador do Centro Estadual de Unidades de Conservação) e Carlos Koury (Coordenador do Programa de Unidades de Conservação do Idesam).

Após esses painéis, o evento ofereceu uma oportunidade de Debate Florestal envolvendo o professor José de Arimatea (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ‐ UFRRJ), Marcelo Marquesini (Greenpeace), Marcelo Germani (Amata), Aginaldo Queiroz (GTA) e Malvino Salvador (IDAM) e todos os presentes.

Para fechar o dia, um destaque importante foi o lançamento da Rede Florestal do Amazonas, uma rede social voltada para o Amazonas que tem como objetivo ampliar o contato entre todos os atores do setor através de um site interativo na internet. O lançamento foi um sucesso e seu papel tem o potencial de aproximar ainda mais as pessoas e fortalecer o setor florestal no Amazonas.

Atividades previstas para o segundo dia (19/11) – Amanhã o evento continuará com atividades relacionadas ao setor privado, ao manejo florestal de produtos não madeireiros e pela tarde o evento terá a proposta de formar grupos de trabalho para avaliar as demandas setoriais para a Gestão Florestal no Amazonas, envolvendo o Setor Privado/Empresarial, Pequenos produtores/extrativistas e Políticas Públicas.

O governador do Amazonas, Omar Aziz, tem presença praticamente confirmada no encerramento do evento, quando está prevista a apresentação dos resultados ao Governo do Estado. A apresentação dos resultados é importante para ajudar a consolidar um evento histórico que deve trazer ao Amazonas um panorama de integração e inovação ao setor florestal, ajudando a gerar renda, conhecimento e a manutenção em longo prazo dos serviços ambientais prestados por suas florestas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin