Programa Carbono Neutro

O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN) nasceu em 2010 com o objetivo de conectar os grandes centros urbanos às florestas, permitindo que pessoas, empresas e iniciativas se responsabilizem pelos impactos que geram no planeta, ao neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A neutralização acontece por meio do plantio de árvores nativas em Sistemas Agroflorestais (SAF), método que privilegia espécies que tenham valor econômico para as comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, na Amazônia — com expansão das atividades para Apuí-AM, prevista para 2020.

A metodologia de trabalho do PCN já foi, inclusive, reconhecida por diversas iniciativas e hoje integra o Banco de Tecnologias Sociais da FBB.

Pessoas Beneficiadas

O Idesam sabe que manter a floresta em pé só é possível se os povos que vivem na Amazônia também estiverem fortalecidos. Partindo dessa filosofia, a preocupação do Programa Carbono Neutro Idesam vai além do plantio e da neutralização das emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Nossa missão é também trabalhar lado a lado dessas populações, mostrando o retorno econômico que a floresta preservada pode oferecer.

Originalmente, essas famílias faziam suas roças desmatando terrenos para plantar. Hoje, o programa Carbono Neutro leva o cultivo agroflorestal como alternativa para ampliar renda, recompor as áreas desmatadas e garantir a segurança alimentar, com o acesso a alimentos de boa qualidade.

Nossas Atividades

  • Inventários de emissões de Gases de Efeito-Estufa (GEE) para empresas, eventos, iniciativas e indivíduos interessados em realizar a compensação de suas emissões;
  • Desenvolvimento de estratégias de redução de emissões de GEE;
  • Mensuração da pegada de carbono individual: calculadora online de emissões;
  • Compensação das emissões através do plantio de Sistemas Agroflorestais na região

Imprensa

Baixe nosso press release para saber mais sobre o PMC

Contato para imprensa: comunicacao@idesam.org.br

Entenda

Como Funciona

Conheça as

Áreas de Atuação

Mapa

Em Construção

Como eu posso contribuir?

O Programa Carbono Neutro IDESAM está aberto a empresas, eventos e indivíduos interessados em compensar suas emissões de GEE e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, gerando também uma série de benefícios socioambientais para as comunidades que vivem na RDS do Uatumã.
As atividades a serem carboneutralizadas estão, em sua maior parte, relacionadas a consumo de energia elétrica, viagens aéreas, transporte terrestre e/ou fluvial, hospedagens, entre outros.

Para saber como neutralizar, visite nossa calculadora de co2 ou entre em contato conosco:

+55 (11) 94101-4084
carbononeutro@idesam.org.br

Nossos Parceiros