Vencedor do Concurso JEF é selecionado para III Fórum Mundial de Educação Tecnológica

content image
Vencedor do Concurso JEF é selecionado para III Fórum Mundial de Educação Tecnológica

Com informações da Rede Florestal

O projeto “Aproveitamento de cascas oriundas do beneficiamento das amêndoas de Bertholletia excelsa (Humb. & Pompl.) para uso decorativo na jardinagem” foi selecionado pelo Edital nº 002 – IFAM, de 19/01/2015 – Seleção de Propostas para Participação no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, para ser apresentado na Mostra de Inovação Tecnológica do evento.

O projeto, de autoria do estudante José Eudes Alexandre, 33, foi o primeiro colocado na categoria “Usinas de Beneficiamento”, do concurso Jovens Empreendedores Florestais do Idesam, realizado em 2014. Na ocasião do concurso, em entrevista ao jornal A Crítica, Eudes destacou sua preocupação com o descarte dos produtos, que demora cerca de cinco anos para se deteriorar no meio ambiente: “Acho que pelo volume de dejetos, projetos como o nosso têm grande importância e podem contribuir com o aproveitamento das cascas”.

O município de Lábrea é grande produtor da Castanha da Amazônia, mas não tem um programa de descarte para a casca desse produto. Essa lacuna motivou o acadêmico a propor o uso como decoração em canteiros e jardinagens, além de outros tipos de decoração. Os resultados são fruto de uma pesquisa da iniciação científica júnior realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), com apoio da Cooperativa Mista Agroextrativista do Sardinha – COOPMAS, de Lábrea.

O III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica acontecerá em maio na cidade de Recife, Pernambuco. Para fazer o download da lista completa dos projetos selecionados pelo Ifam para participar do evento, clique neste link.

Concurso Jovens Empreendedores

O Concurso JEF recebeu projetos da capital e interior do Amazonas no período de março a junho de 2014. Ao todo, 32 estudantes de 7 municípios do Amazonas participaram em grupos de trabalho que resultaram em 16 projetos, mostrando as boas ideias que jovens do Amazonas possuem para o desenvolvimento da economia de base florestal do estado.

O objetivo foi contemplar ideias de base florestal e fomentar ações empreendedoras por meio da elaboração e submissão de projetos técnicos. As propostas foram enquadradas em duas categorias: Negócios Florestais e Usinas de Beneficiamento de Produtos Extrativistas.

Texto original: http://forumflorestalam.ning.com/profiles/blogs/projeto-ganhador-do-concurso-jovens-empreendedores-florestais-foi