DOE AGORA

Idesam reativa Campanha ‘Regatão do Bem’ para apoiar comunidades tradicionais afetadas pela seca no Amazonas

Idesam reativa Campanha ‘Regatão do Bem’ para apoiar comunidades tradicionais afetadas pela seca no Amazonas

Texto: Imprensa / Idesam
Foto: Divulgação/ Idesam

O Idesam anuncia hoje, 02 de outubro, a reativação da Campanha ‘Regatão do Bem’, uma iniciativa destinada a fornecer apoio às comunidades tradicionais em municípios afetados pela histórica seca que assola o estado do Amazonas. Esta campanha contará com o apoio logístico aéreo fornecido pelo Greenpeace Manaus, garantindo que alimentos e água potável cheguem nas regiões mais afetadas, em alinhamento com as demais instituições que operam nessas localidades. Mais de 170 mil pessoas já foram atingidas pela estiagem, de acordo com o Governo do estado. 

Desde agosto, o estado do Amazonas tem enfrentado uma das maiores secas já registradas em sua história. Vários fatores, incluindo o El Niño, o aquecimento do Atlântico Tropical Norte e o período natural de vazante dos rios, desencadeiam essa situação crítica, além do desmatamento e queimadas ilegais. O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), prevê que a estiagem persistirá até janeiro de 2024, podendo superar a seca histórica de 2010 na bacia amazônica. Como resposta a essa crise, o Governo do Estado declarou estado de emergência em 55 dos 61 municípios da região. 

Além dos impactos ambientais como a morte de peixes, botos e outros animais aquáticos, a vazante dos rios afeta diretamente milhares de pessoas que dependem deles para o transporte e o fornecimento de alimentos, água potável e energia elétrica. O cenário também tem contribuído para o aumento de queimadas. Na última semana, Manaus esteve sob forte névoa, com a fumaça resultante de queimadas na região metropolitana e no sul do Amazonas, onde está localizado o arco do desmatamento e a intensa atividade pecuária. 

O Idesam baseia sua ação na Teoria da Mudança, adotada em 2022, que identifica o desmatamento ilegal e a desigualdade social na Amazônia como sérios problemas perpetuadores de um ciclo insustentável de pobreza e impactos ambientais negativos, que afetam não apenas a região, mas todo o país. Assim, o Idesam relança a Campanha ‘Regatão do Bem’ que, em 2020/2021, anos críticos da pandemia da Covid-19, destinou quase 10 mil cestas básicas para 18 municípios e localidades do Amazonas, e totalizou 165 toneladas de alimentos doados e benefício direto a mais de 79 mil pessoas. 

O Idesam, enquanto organização da sociedade civil se coloca à serviço do bem-estar das comunidades amazônidas. O compromisso do Instituto com a transparência e a gestão eficaz de recursos, demonstra uma fonte segura e confiável para doadores e parceiros que querem apoiar a causa. Além do Greenpeace Manaus, outras organizações estão sendo mobilizadas para formar uma coalizão dedicada a apoiar as comunidades tradicionais do Amazonas durante este período. 

O Idesam está trabalhando para envolver parceiros institucionais e sociedade civil a fim de arrecadar doações de alimentos e água potável para as comunidades afetadas. A meta é alcançar o maior número possível de municípios e garantir ajuda onde ela é mais necessária. 

As doações serão arrecadadas por meio do PIX 07.339.438/0001-48. As informações serão atualizadas no site do Idesam, www.idesam.org, cujos recursos são auditados, anualmente. 

Para mais informações, enviar mensagem para [email protected] ou ligar para (92) 3347-7350. Apoie esta causa e junte-se a nós nesta corrente do bem, pela Amazônia e suas populações. 

Para pautas e pedidos de entrevistas, entre em contato com:

[email protected]
(92) 98189-0013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin