DOE AGORA

Estudo – Diagnóstico Amazônia pelo Clima: bases para a ação climática nas capitais da Amazônia Legal brasileira

Biblioteca

Estudo – Diagnóstico Amazônia pelo Clima: bases para a ação climática nas capitais da Amazônia Legal brasileira



A Amazônia foi historicamente considerada um importante sistema de absorção de gases de efeito estufa da atmosfera. No entanto, atualmente se configura como uma fonte de carbono, segundo estudo liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) publicado em 2021. Nos últimos 40 anos, a Amazônia tem sido submetida ao desmatamento, aquecimento e estresse da umidade, especialmente durante a estação seca. Os efeitos da mudança do clima e tendências de desmatamento pressionam o ecossistema e desdobram-se em aumento na ocorrência de incêndios e maiores emissões de carbono em um ciclo desvirtuoso.

Nesse contexto, este relatório, elaborado no âmbito do projeto Amazônia pelo Clima1, traz um panorama da agenda climática na região da Amazônia Legal brasileira a partir de pesquisa em fontes secundárias e primárias sobre: políticas, instrumentos e projetos climáticos existentes nas nove capitais; atores presentes na agenda climática local e regional; fontes e oportunidades de acesso a recursos para o financiamento da ação climática local. Parte-se da retomada do perfil da região com base em informações socioeconômicas relevantes associadas aos fatores de vulnerabilidade à mudança do clima e às emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas nos territórios amazônicos.

O Idesam foi uma das organizações convidadas para contribuir com este estudo, sendo representado pela coordenação do Programa de Mudanças Climáticas.

Baixar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin