DOE AGORA

ESTUDO – Cadeia do Ouriço da Castanha da Amazônia em Lábrea (AM)

Biblioteca

ESTUDO – Cadeia do Ouriço da Castanha da Amazônia em Lábrea (AM)



O ouriço da castanha da Amazônia é uma matéria-prima promissora para a produção de bioplásticos, com potencial para mitigar o impacto ambiental causado pelos plásticos à base de petróleo e fomentar a economia circular e a conservação ambiental. Com essa premissa, diversas ações vem buscando soluções e parcerias para efetivar esse desenvolvimento das cadeias da sociobiodiversidade, com uma boa alternativa pelo bioplástico.

Com diferentes frentes se complementando, pelo Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio)/Idesam houve um projeto chamado “Bioplástico – formação de cadeia produtiva para pré-processamento de resíduos orgânicos para uso”. É uma importante iniciativa que efetivou a cadeia em Lábrea e esse material, liderada pela fundação World-Transforming Technologies (WTT), organização latino-americana focada em inovações tecnológicas de impacto socioambiental, que iniciou em 2022 com o trabalho de articulação entre a pesquisa, a extensão e a indústria.

Enquanto o Idesam dedicou-se a mapear e desenvolver a cadeia produtiva em Lábrea, adequada para a produção do bioplástico, e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) junto com outros pesquisadores estiveram focados nas orientações científicas e no desenvolvimento das formulações do bioplástico, de modo a garantir que ele atenda às demandas técnicas e econômicas da indústria. Com isso, essa publicação é parte desse contexto maior com os vários parceiros mencionados. A iniciativa vem consolidando inicialmente a cadeia em uma determinada região do município de Lábrea (AM), com 05 comunidades nas proximidades do Igarapé do Acimã, afluente do Rio Purus, gerenciado pela Associação de Produtores Agroextrativistas da Colônia do Sardinha – ASPACS. Assim, o início da execução dessa cadeia, envolvendo todos os elos produtivos até a chegada na indústria em Manaus, inicia os primeiros produtos feitos com o bioplástico do ouriço da castanha da Amazônia.

Baixar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin