Instituições fazem carta aberta em defesa do Fundo Amazônia

content image
Instituições fazem carta aberta em defesa do Fundo Amazônia

Programa do Governo Federal pode passar por reestruturação. Organizações disseram que debates sobre o tema ocorrem de modo equivocado

Publicado Originalmente no Portal A Crítica
Foto: Aguilar Abecassis/Arquivo A Crítica

Instituições não governamentais do Amazonas divulgaram uma carta aberta em defesa do Fundo Amazônia – projeto do Governo Federal de cooperação internacional para preservação da floresta. No documento, as organizações disseram que os debates recentes sobre o programa ocorrem de maneira equivocada.

Assinaram a carta a Fundação Amazonas Sustentável (FAS); Instituto Centro de Vida (ICV); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Conservação da Amazônia (IDESAM); Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA); Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE); Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON); Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB); Instituto Ouro Verde (IOV); Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN); Instituto Socioambiental (ISA) e Operação Amazônia Nativa (OPAN).

“(…) os recentes debates sobre o Fundo Amazônia, ainda que equivocados, geram ocasião para analisar os seus impactos sobre a conservação da floresta e o desenvolvimento de cadeias produtivas, assim como são uma oportunidade para a sociedade brasileira ter contato com temas relacionados ao desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

Na quarta-feira (7), ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salle, voltou a defender a necessidade de reestruturação do Fundo Amazônia. Entre as medidas propostas está alterar a forma de trabalho do Comitê Orientador responsável pelo estabelecimento de diretrizes e critérios para aplicação dos recursos.

Para as instituições, ações de comando e controle são o primeiro passo para otimizar o projeto. A carta destaca que algumas delas resultaram na queda significativa do desmatamento entre 2004 e 2015, mas não são suficientes.

“Entretanto essas ações têm limitação de eficácia; portanto é preciso programas e projetos estruturantes para a promoção de uma nova agenda de desenvolvimento para a região, com inclusão social e produtiva”, diz trecho do documento.

O desafio, conforme a carta, está longe do fim. As instituições acrediram que é preciso integrar programas, projetos e ações, todos os setores, para que o objetivo final do Governo Brasileiro, e de todos os cidadãos do planeta seja alcançado: “conservação plena da Amazônia para continuidade do fornecimento de serviços ambientais (água, regulação climática), produtos da floresta (açaí, copaíba, farinha de mandioca, Pirarucu etc.) e a valorização dos povos da floresta e seus conhecimentos”.

Financiamento de projetos

De acordo com as instituições, hoje o Fundo Amazônia financia 103 projetos implementados por órgãos governamentais (38), instituições de pesquisa (6), organizações da sociedade civil (58) e organismo internacional (1).

Dos R$ 1,8 bilhões comprometidos pelo Fundo Amazônia, órgãos públicos (federal, estadual e municipal) representam 60% e organizações da sociedade civil pouco menos de 37%.

Tais projetos são analisados tecnicamente por uma equipe de profissionais do BNDES. A aprovação desses projetos se dá por meio de um processo técnico, objetivo e transparente. Todos os projetos tiveram que desenvolver argumentos e lógicas de intervenção baseadas nas estratégias e eixos temáticos definidos pelo Governo Brasileiro (por meio do Fundo Amazônia e o Ministério do Meio Ambiente) e integradas às políticas públicas municipais, estaduais e federais.