Campanha Outubro Rosa chega ao Assentamento do Tarumã-Mirim

content image
Campanha Outubro Rosa chega ao Assentamento do Tarumã-Mirim

Por Izamir Barbosa

O mês de outubro marca uma mobilização nacional para ações de conscientização para a prevenção do câncer de mama, o “Outubro Rosa”. Este é o 20º ano da campanha, criada por grupos de apoio a pacientes com câncer, e que hoje reúne milhares de entidades e instituições públicas e privadas, que participam anualmente.

Considerando a importância da ação para a promoção da sáude nos assentamentos da zona rural de Manaus, o Idesam, em parceria com o Incra Amazonas, realizou duas ações de conscientização no Projeto de Assentamento do Tarumã-Mirim (PATM). A programação aconteceu nos dias 7 e 15 de outubro, respectivamente em dois pontos do assentamento, o Ramal do Pau Rosa e o Ramal da Cooperativa.

Segundo a assistente social Adriana Carvalho, técnica extensionista do Idesam, a atividade é importante para as assentadas do Tarumã Mirim pois a zona rural ainda carece de informação.

“Durante nosso trabalho de assistência técnica, percebemos um grande número de mulheres, principalmente idosas, que nunca fizeram o autoexame nas mamas ou tiveram uma consulta com um ginecologista. Temos o dever de conscientizá-las”, alerta.

Durante os eventos, a equipe do Idesam – junto aos parceiros envolvidos – ofereceu aos participantes informações importantes sobre o sistema reprodutor feminino, higiene pessoal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o HPV (papiloma vírus humano, um dos principais causadores do câncer de colo de útero); além de realizar demonstrações do autoexame e coleta de sangue para testes rápidos de sífilis.