DOE AGORA

Participação no VII Curso de Aperfeiçoamento em Política Ambiental

content image
Participação no VII Curso de Aperfeiçoamento em Política Ambiental

Por Junia Karst, pesquisadora do Programa Mudanças Climáticas

“O Brasil não é para principiantes”. Tom Jobim

Em Junho, tive a oportunidade de participar de um curso de aperfeiçoamento em política ambiental oferecido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB. Não é a toa que os cursos do IEB são reconhecidos; as palestras foram proferidas por especialistas renomados em suas áreas de atuação que abordaram questões em profundidade e numa visão multidisciplinar.

Além disso, a turma que participou do curso foi bastante heterogênea, com representantes de diferentes instituições o que enriqueceu muito os debates. Dentre os participantes, havia Representações Indígenas, ONGs, Ministério da Pesca, Ministério Público Estadual, Ibama, Polícia Federal, Secretários de Meio Ambiente, pesquisadores, entre outros.

O curso foi de imersão total! Ficamos as duas semanas intensas de atividades em um Hotel Fazenda distante duas horas de Brasília, sem sinal de celular e com a internet liberada para acesso em alguns horários – o que foi martírio para alguns, alívio para outros – mas fundamental para mergulharmos na realidade da política ambiental brasileira em seus mais diferentes níveis.

A primeira semana de curso tratou de temas mais amplos que procuraram oferecer uma base teórica para os temas que se seguiriam e iniciou com a história ambiental do Brasil desde a chegada dos Portugueses no território legitimamente indígena até o processo de ocupação territorial produtiva acompanhada pelo contexto político e econômico de cada momento culminando na realidade atual. Depois, tivemos palestras sobre as linhas teóricas da conservação socioambiental que norteiam a atuação dos atores socioambientais e o desenvolvimento de políticas públicas.

Fotos: IIEB

curso-politica-ambiental-1 curso-politica-ambiental-4

Ainda nessa semana, passamos por gestão e ordenamento territorial com o panorama da criação de Unidades de Conservação e por fim direito ambiental brasileiro e internacional, passando pelas convenções como CBB (Convenção da Biodiversidade Biológica), Protocolo de Nagoya e demais.

Na segunda semana o curso teve um caráter mais objetivo, focando em aspectos mais técnicos e atuais como o novo código florestal, que foi destrinchado em suas partes mais conflituosas trazendo à tona manobras políticas que foram realizadas para que a lei fosse alterada priorizando interesses políticos e econômicos em detrimento dos ambientais.

Tivemos também discussões um tanto quanto perturbadoras sobre os projetos e megaprojetos de infraestrutura e mineração na Amazônia considerando seus impactos ambientais e sociais na vida de milhares de comunidades tradicionais, povos indígenas e das cidades próximas das grandes obras.

GEDSC DIGITAL CAMERA curso-politica-ambiental-7

Passamos pelas mudanças climáticas, a atuação das esferas governamentais sobre esse tema e sobre a adaptação de seus efeitos na vida dos seres humanos. E, finalmente, para amenizar o efeito “o mundo está perdido” e trazer um pouco de esperança, fechamos o ciclo de palestras com reflexões sobre agroflorestas, economia verde e um bate papo muito interessante com Adriana Ramos do Instituto Socioambiental (ISA) que nos trouxe muito de sua experiência com indígenas e comunidades.

Além dessa infinitude de informações, nos divididos em grupos de trabalho para analisar e discutir uma política relacionada a um tema específico durante as duas semanas e apresentar as conclusões a todos os presentes, como uma “prova” ao final dos 15 dias.

O grupo do qual participei – “Povos Indígenas e Meio Ambiente” – foi uma experiência muito rica, principalmente em função das representações indígenas que estiveram presentes, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho de forma especial e compartilhando suas experiências de atuação política para o desenvolvimento, seja dos planos de gestão das Terras Indígenas, seja da PNGATI (Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas), a primeira política que teve participação indígena em sua concepção.

curso-politica-ambiental

Infelizmente, não é possível abordar cada palestra pois a quantidade de informação é enorme mas destaco a minha satisfação em ter feito parte do grupo. A experiência me proporcionou uma abertura da consciência e uma visão multidisciplinar sobre a política ambiental.

Conhecer a história do desenvolvimento do nosso país, explicada por diversos ângulos e com diferentes enfoques possibilita nossa atuação de forma mais certeira – com uma motivação maior. Abaixo coloco algumas informações e curiosidades que trouxe do curso:

– O nome Brasil, proveniente do Pau Brasil, era como um marketing para a Europa. Quase como uma homenagem à destruição ambiental que se deu no nosso território pela coroa portuguesa.

– Sempre é bom termos em mente a importância global da região Amazônica, nos seus ciclos e regulação climática. Há estudos que provam que há correntes de ar que passam pela floresta carregam umidade e possibilitam até duas safras anuais enquanto outras que passam por áreas desmatadas, a produção agrícola é menor e apenas uma safra ao ano.

– O desenvolvimento deve ser feito de acordo com a realidade ecológica e cultural de cada região. Ou seja, de nada adianta continuarmos na contínua cópia de padrões estrangeiros.

– Na glaciação, a média da temperatura global era apenas 6o C abaixo do que é hoje. Ou seja, é do interesse humano manter a temperatura nessa faixa, pois há um limite muito sutil para a vida no planeta!

– Nossa interação com a natureza tem raiz na colonização onde os 3 pontos principais eram: Impressão de fronteira aberta, de natureza inesgotável (que criou a economia parasitária de hoje), desprezo pelos biomas e desprezo pelo trabalho humano. Pouco mudou, não?

– Os parques nacionais foram criados dentro de um contexto conservacionistas e permitiam que os indígenas se mantivessem na área. Somente após 1969 foi determinada a necessidade de diferenciar Parques Nacionais de Áreas indígenas. Na mesma década, também foi importado o modelo americano de unidades de conservação.

– Belo Monte custava inicialmente U$ 17 bilhões, atualmente já custa U$ 28 bi. Ainda não foram cumpridas nenhuma das condicionantes e seu índice de inviabilidade é de 72% usando dados conservativos!

– Existe um projeto de mineração de ouro e outros metais que já está em processo de licenciamento à margem do Rio Xingu chamado de Belo Sun. Seu estudo de impacto ambiental não leva em consideração os impactos acumulativos da barragem.

– Existem diversos projetos na região da Pan Amazônia. São exemplos: mineradoras, hidrelétricas e estradas intercontinentais que somam 31 projetos prioritários e cujo objetivo principal é abastecer o mercado chinês em ascensão.

– Os povos indígenas e comunidades tradicionais são as populações mais desrespeitadas quando se trata de direitos fundamentais. O processo de demarcação de terras foi estacionado, os povos não são consultados sobre obras de infraestrutura que possam atingir seus territórios direta ou indiretamente e são frequentemente atacados por fazendeiros de terra.

– A construção de usinas hidrelétricas altera as características da água e podem reduzir populações inteiras de peixes que fazem parte da dieta de comunidades tradicionais e indígenas afetando diretamente à segurança alimentar desses povos.

– O Novo Código florestal não difere muito do código antigo até chegar nas áreas consolidadas de reserva legal e APP, onde ocorre a anistia àqueles que desmataram antes de 22 de julho de 2008. Tanto o CAR quanto o PRA não são obrigatários. Um ano após o novo código, nada foi feito. Continuamos com incertezas e indefinições.

Saiba mais sobre o curso em: http://www.iieb.org.br/index.php/notcias/ieb-realiza-curso-de-aperfeicoamento-em-politica-ambiental/

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin