O Tocantins atualmente se destaca como grande polo do setor de agropecuária no país, com mais da metade do seu território com potencial para a produção agrícola. No entanto, o estado enfrenta uma baixa produtividade nas suas principais cadeias de valor, como a pecuária, além da ameaça de desmatamento de suas áreas ocupadas por florestas nativas. Dado este contexto, é necessária a busca por estratégias capazes de unir a produção rural sustentável com a conservação de florestas.
O programa Campo Sustentável entra como uma dessas estratégias. Coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), e com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o programa pretende viabilizar novos modelos produtivos e de uso da terra para o estado do Tocantins, com desenvolvimento de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em propriedades privadas.
O modelo ILPF permite unir a produção da pecuária com culturas de lavoura e espécies de manejo florestal, através de práticas que permitem a restauração de pastagens degradadas e aumento da produtividade para o pequeno e médio produtor. Além de aumentar a lotação de unidade animal por hectare, o sistema traz benefícios ao produtor e ao meio ambiente relacionados à melhora nas condições físicas, químicas e biológicas do solo; aumento da ciclagem e eficiência na utilização dos nutrientes; redução nos custos de produção da atividade agrícola e pecuária; e a diversificação na renda da propriedade rural.
Entre 2019 e 2020 o Programa Campo Sustentável realizou a implantação e monitoramento de 72,5 hectares de sistemas de ILPF em três propriedades rurais do Tocantins e mapeou 105 propriedades no interior do Estado que possuem sistemas de manejo integrado.

Eixos do Programa
- Eixo 1: Assistência técnica continuada voltada à implementação de módulos demonstrativos de integração lavoura-pecuária-floresta, em um total de 50 hectares.
- Eixo 2: Construção de plataforma de MRV para o programa Campo Sustentável, incluindo monitoramento das propriedades no que se refere à manutenção de vegetação nativa, redução do desmatamento, aumento de produtividade e rastreabilidade da produção (certificado de origem).
- Eixo 3: Desenvolvimento de Estratégia de Investimento para transição agroecológica e redução do desmatamento no Estado do Tocantins, visando a expansão do Programa Campo Sustentável para outras propriedades no Estado.
- Eixo 4: Prospecção de novos investimentos: Elaboração de material de comunicação e prospecção de investimentos adicionais para o Estado do Tocantins, voltados à redução do desmatamento através da intensificação da produção pecuária. Neste eixo, estão previstos participação em eventos e fóruns estratégicos, apresentação para investidores nacionais e internacionais e interlocução com empresas do setor, como traders e frigoríficos.
Monitoramento
Uma plataforma dedicada à nuvem será usada para monitorar o programa. Esta plataforma deverá estar apta para acompanhar os avanços dos resultados, calibrar e monitorar possíveis alterações, e assegurar que as atividades aconteçam dentro do prazo esperado e fazer os ajustes necessários para manter o cronograma geral das atividades.
A plataforma deverá também gerar relatórios trimestrais de status do projeto os quais servirão para medir e acompanhar os avanços dos produtos esperados e entregáveis. A Plataforma será acessível e construída em portal web de tal forma que possa ser acompanhada remotamente por qualquer entidade envolvida no projeto.
Metas
- Pelo menos 30% de proprietárias mulheres envolvidas na implementação do modelo
- Triplicar o ganho da produtividade no prazo de 5 anos nas áreas-piloto
- Zerar o desmatamento ilegal nas propriedades beneficiadas pelo projeto
- 2 propriedades rurais com sistemas produtivos sustentáveis mapeadas
- 2 propriedades com atestado de origem/boas práticas produtivas
- Aumento médio de produtividade nas propriedades do Campo Sustentável em 3 vezes, após 3 anos.
- Captação de recursos e investimentos adicionais para o Programa “Campo Sustentável”
Parceiros e Financiadores






Deixe um comentário