Idesam celebra ‘Dia da Amazônia’ divulgando práticas sustentáveis

estande-carbono-neutro-atendimento

Com o slogan “A Beleza da Floresta Presente na sua Vida”, mostra “Eu Amo a Amazônia” promoveu interação com os visitantes, chamando atenção para iniciativas socioambientais

Por Larissa Mahall

No último sábado (5), O Idesam celebrou o Dia da Amazônia com exposição de projetos sustentáveis na 1ª Mostra Ambiental “Eu amo a Amazônia”, realizada na Praça de Alimentação do Sumaúma Park Shopping, zona norte de Manaus. A atividade foi uma realização do shopping e também contou com a participação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), com o Projeto Sauim-de-coleira, e do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).

Com o objetivo de divulgar boas práticas na promoção da conservação da floresta e sustentabilidade, o Idesam apresentou três espaços interativos.

O Programa Carbono Neutro prestou atendimento aos interessados em calcular suas emissões de carbono, através de informações de uso de transporte, gasto com energia, viagens e consumo de GLP (gás liquefeito de petróleo), ou gás de cozinha. Após o cálculo, os participantes receberam material informativo do programa.

No espaço do Café Apuí Agroflorestal, houve exposição do café a cada etapa no processo de produção (desde a muda de café até o grão torrado e moído). As expositoras também realizaram, junto aos visitantes do estande, a degustação e o teste de pureza do produto, por meio da comparação com outros cafés disponíveis no mercado.

>> Confira as fotos do evento aqui

A terceira atividade ficou por conta da exposição de produtos artesanais de três assentamentos do estado (Cuieiras Anavilhanas, Canoas e Rio Pardo), organizada pelo Projeto ATES, desenvolvido em parceria com o Incra.

Para o gerente do Programa Manejo Florestal do Idesam, André Vianna, o evento foi uma vitrine de aproximação entre comunitários e a população, chamando atenção para os produtos artesanais com produção sustentável.

“O evento foi importante para os produtores, pois puderam expor seu trabalho em um local de grande movimentação, possibilitando além da venda, a realização de contatos para futuros trabalhos e divulgação das atividades nos assentamentos”, destaca Vianna.

>> Exposição de produtos artesanais garante renda extra para assentados

A ação “Eu Amo a Amazônia” segue com a exposição do sauim-de-coleira, da Seinfra, até próximo domingo (13), na praça de alimentação do centro de compras.

Posts relacionados

Deixe um comentário