DONATE NOW

Capacitação, Rede de Sementes e Reflorestamento: dimensões práticas da sustentabilidade

Capacitação, Rede de Sementes e Reflorestamento: dimensões práticas da sustentabilidade
Uma equipe do Idesam, formada por pesquisadores do PMC e do Laboratório de Geomática, está em Apuí desenvolvendo atividades ligadas à capacitação dos técnicos ambientais do município, atividades da rede de sementes e coleta de dados para implantação dos primeiros experimentos de recomposição de áreas degradadas. As ações fazem parte do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Apuí e o Fundo Vale.

A capacitação técnica, voltada para o uso de sistemas de informações geográficas (SIG) aplicadas à caracterização ambiental de propriedades rurais, aconteceu entre os dias 22 e 26 de agosto. Ao longo de oito horas diárias, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Apuí, Idam, Ceuc e Idesam utilizaram os programas de georreferenciamento focados nas necessidades práticas das instituições e estiveram em campo para mapear áreas de reserva legal, APPs e áreas em uso de uma propriedade rural. As aulas práticas foram planejadas pela equipe do Idesam com base nas exigências do Programa de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais do Amazonas – a lei do CAR.

Caracterização ambiental de uma propriedade rural em Apuí. Mapa produzido durante o Curso de Sistemas de Informações Geográficas.

Nas ações da Rede de Sementes, articulamos novas listas de pedidos para orientar os coletores em campo e para planejar os consórcios de espécies nos experimentos de reflorestamento. Neste sábado e domingo (27 e 28/08), estivemos no viveiro Santa Luzia para acompanhar o processo de germinação das sementes coletadas no início de agosto (ver nota anterior), beneficiar frutos e preparar novas semeaduras. Por fim, temos em torno de 80 quilos de sementes – coletadas nas florestas de Apuí – em processo de germinação. Em breve, as mudas de cacauzinho-do-mato (Theobroma sp.), ingá-de-metro (Inga edulis), jaboticaba (Myrciaria jaboticaba), ipê-amarelo (Tabebuia serratifolia), bacabinha (Oenocarpus minor), açaí (Euterpe oleraceae e E. precatoria), dentre outras, estarão prontas para os primeiros experimentos de recomposição florestal.

Semeadura. Confira mais fotos da Rede de Sementes de Apuí aqui.
Para o reflorestamento, temos 12 propriedades rurais até então selecionadas, cada uma delas com uma área experimental de 3 a 5 hectares. Durante esta semana (29/8 a 3/9), estamos visitando oito dessas áreas para coletar amostras de solo, levantar dados históricos de seu uso e listar as espécies da vegetação regenerante. Essas informações serão analisadas pela equipe e nos ajudarão a delinear os experimentos, facilitando a interpretação dos resultados e os ajustes necessários. Até janeiro de 2012, esperamos propagar 40.000 mudas e contar com 1 tonelada de sementes para os experimentos e recomposição de outras áreas degradadas.



Diego Brandão
Coordenador das atividades de campo do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin