DOE AGORA

Primeiro dia na COP 17, Idesam participa de evento da FAO sobre manejo de ecossistemas para modos de vida sustentáveis

content image
Primeiro dia na COP 17, Idesam participa de evento da FAO sobre manejo de ecossistemas para modos de vida sustentáveis

A equipe do Idesam chegou no dia 29, terça-feira, em Durban, África do Sul, e já teve como sua primeira atividade a participação no evento da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) sobre Agricultura Inteligente para o Clima (Climate Smart Agriculture). O evento durou o dia todo, com palestras e mesas redondas sobre como abordar a questão da agricultura frente às mudanças climáticas. O objetivo foi discutir qual o tipo ideal de agricultura, que aumente a produtividade e geração de renda para o agricultor, aumente a resiliência (ou capacidade de se regenerar) e reduza as emissões de carbono.

O Idesam fez sua contribuição no painel da noite apresentando as Sinergias entre REDD+, restauração florestal e manejo da pecuária para uma agricultura inteligente. Mariana Pavan, coordenadora do Programa Mudanças Climáticas do Idesam, iniciou falando da realidade socioeconômica do Brasil e dos vetores do desmatamento, e como o governo brasileiro está tratando as políticas de REDD+, e que enquanto a floresta não for valorizada não haverá pressão para que a pecuária extensiva seja substituída por uma pecuária permanente e de maior rendimento.

Gabriel Carrero, coordenador do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí – município localizado ao sul do Estado do Amazonas –, apresentou a iniciativa que o Idesam desenvolve naquele município, onde o mecanismo de REDD+ poderia ser um ponto de partida e fonte de recursos para o pagamento por serviços ambientais, a intensificação da pecuária e a restauração florestal que, por sua vez traria também uma diversificação na produção agroflorestal e maior segurança alimentar para os proprietários rurais de Apuí. Em resumo, o evento somente lançou traços gerais do que seria uma Agricultura Inteligente para o Clima e necessita de maiores detalhes e estudos para que a ideia se torne uma realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin