DOE AGORA

Programa Carbono Neutro

O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN) nasceu em 2010 com o objetivo de conectar os grandes centros urbanos às florestas, permitindo que pessoas, empresas e iniciativas se responsabilizem pelos impactos que geram no planeta, ao neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A neutralização acontece por meio do plantio de árvores nativas em Sistemas Agroflorestais (SAF), método que privilegia espécies que tenham valor econômico para as comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no Amazonas.

A metodologia de trabalho do PCN já foi, inclusive, reconhecida por diversas iniciativas e hoje integra o Banco de Tecnologias Sociais da FBB.

Famílias Parceiras

O Idesam sabe que manter a floresta em pé só é possível se os povos que vivem na Amazônia também estiverem fortalecidos. Partindo dessa filosofia, a preocupação do Programa Carbono Neutro Idesam vai além do plantio e da neutralização das emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Nossa missão é também trabalhar lado a lado dessas populações, mostrando o retorno econômico que a floresta preservada pode oferecer.

Originalmente, essas famílias faziam suas roças desmatando terrenos para plantar. Hoje, o programa Carbono Neutro leva o cultivo agroflorestal como alternativa para ampliar renda, recompor as áreas desmatadas e garantir a segurança alimentar, com o acesso a alimentos de boa qualidade.

Nossas Atividades

  • Inventários de emissões de Gases de Efeito-Estufa (GEE) para empresas, eventos, iniciativas e indivíduos interessados em realizar a compensação de suas emissões;
  • Desenvolvimento de estratégias de redução de emissões de GEE;
  • Mensuração da pegada de carbono individual: calculadora online de emissões;
  • Compensação das emissões através do plantio de Sistemas Agroflorestais na região

Imprensa

Contato para jornalistas: [email protected]

92 8189-0013

Entenda

Como Funciona

FAQ

A atuação do PCN-Idesam é focada na Amazônia com ações de plantio na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã que fica localizada próxima à Manaus compreendendo os municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga.

A calculadora no site para pessoa física;

O inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para pessoa jurídica;

Doação.

Não. A calculadora disponível no site é direcionada somente para compensação de emissões de pessoas físicas, pois é uma versão simplificada e automática de estimativa da pegada de carbono, uma forma de engajar, conscientizar e incentivar a sociedade civil como um todo. Para compensação de emissões de pessoa jurídica (organização/evento/iniciativa) o mais indicado é a realização do inventário de emissões. O foco do programa é a compensação de pequenas e médias empresas.

Para as compensações realizadas através da calculadora, o Programa emite selo e certificado carbono neutro, enviados no prazo de até 10 dias úteis, após recebimento da confirmação de pagamento pelo PagSeguro, para o e-mail informado no momento do cadastro.

O inventário é uma ferramenta que permite mapear as fontes de emissões de um processo/atividade de empresas e organizações, eventos e iniciativas, quantificando as emissões de GEE e registrando essas atividades. A partir da realização do inventário é possível saber a quantidade de árvores necessárias para neutralizar as emissões calculadas.

Primeiro define-se quais atividades serão compensadas se atividades institucionais, de um evento ou de uma iniciativa, por exemplo.  O PCN disponibiliza uma planilha para o parceiro coletar os dados, com os dados coletados em mãos, é realizado o cálculo de emissões e o equivalente em árvores para neutralização. Para a realização do inventário o Programa utiliza a ferramenta GHG Protocol Brasil, ferramenta de cálculo para estimativas de emissões de gases de efeito estufa (GEE), disponibilizada pela FGVces e WRI. Para essa modalidade de parceria o Programa emite selo e certificado carbono neutro. Para mais detalhes favor entrar em contato com a nossa equipe.

Para compensar as emissões calculadas pelo inventário e calculadora do site, o PCN oferece o plantio de árvores em Sistemas Agroflorestais (SAFs).  O PCN realiza plantios de árvores na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, onde trabalhamos com a comunidade local a partir de sistemas agroflorestais, que consorcia espécies nativas com espécies agrícolas, de acordo com o interesse da família e a economia do local.

Compensação: realização do inventário, plantio, manutenção e monitoramento das árvores, emissão de certificado do plantio e emissão de selo carbono neutro.

Doação: plantio, manutenção e monitoramento das árvores e emissão de certificado do plantio.

O parceiro pode apoiar o Programa com a doação de árvores, sem estarem conectadas à neutralização de emissões, doando um valor x definido pelo próprio parceiro que será convertido em árvores plantadas. Para essa modalidade de parceria o Programa emite apenas certificado de plantio. Para mais detalhes favor entrar em contato com a nossa equipe.

Para as modalidades calculadora e inventário, o PCN emite selo e certificado carbono neutro, para a modalidade doação apenas certificado de plantio. O projeto de plantio do Idesam, bem como a metodologia utilizada, não é certificado por terceira parte.  O selo que emitimos é emitido 100% pelo Idesam e comprova a neutralização do seu parceiro, atestando o compromisso assumido com o Idesam, bem como atestando que o Idesam possui o compromisso com o parceiro de plantar as árvores necessárias para a neutralização e realizar a manutenção e monitoramento da área. Para maiores informações favor entrar em contato.

O plantio acontece uma vez por ano, entre janeiro e março, no período de chuva da região Amazônica propício para melhor desenvolvimento das mudas.

Sim. Em concordância com os princípios de transparência do Idesam, mantemos o controle de cada árvore plantada para garantir que irão se desenvolver com o tempo. Para a gestão de rastreabilidade, temos uma plataforma de plantio disponível no site do Idesam. Sabe-se exatamente onde a árvore foi plantada e qual família foi beneficiada pela agrofloresta, através do código do parceiro fornecido após o fechamento de todos os passos da parceria.

Entre em contato enviando um e-mail para: [email protected]

Como eu posso contribuir?

O Programa Carbono Neutro IDESAM está aberto a empresas, eventos e indivíduos interessados em compensar suas emissões de GEE e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, gerando também uma série de benefícios socioambientais para as comunidades que vivem na RDS do Uatumã.
As atividades a serem carboneutralizadas estão, em sua maior parte, relacionadas a consumo de energia elétrica, viagens aéreas, transporte terrestre e/ou fluvial, hospedagens, entre outros.

Para saber como neutralizar, visite nossa calculadora de co2 ou entre em contato conosco:

+55 (92) 3347-7350
[email protected]

Nossos Parceiros

Clientes 2020

WordPress Lightbox Plugin