Programa Carbono Neutro

O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN) nasceu – em 2010 – com o objetivo de conectar os grandes centros urbanos às florestas, permitindo que pessoas, empresas e iniciativas se responsabilizem pelos impactos que geram no planeta, compensando suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A compensação é feita através da recuperação de áreas degradadas na Reserva do Uatumã (veja o mapa no final da página), localizada no estado do Amazonas.

O modelo de plantio – chamado Sistema Agroflorestal (SAF) – é uma forma de uso da terra que combina espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) e cultivos agrícolas: os dois elementos interagem ecologicamente e se complementam, otimizando a produção do agricultor, permitindo a diversificação da produção e o uso mais eficiente dos recursos naturais.

Essa forma de trabalho gera não apenas benefícios ambientais, mas também socioeconômicos, pois garante segurança alimentar e geração de renda para as famílias envolvidas no programa.

A metodologia de trabalho do PCN já foi, inclusive, reconhecida por diversas iniciativas e hoje integra o Banco de Tecnologias Sociais da FBB.

Nossas atividades

  • Inventários de emissões de Gases de Efeito-Estufa (GEE) para empresas, eventos, iniciativas e indivíduos interessados em realizar a compensação de suas emissões;
  • Desenvolvimento de estratégias de redução de emissões de GEE;
  • Mensuração da pegada de carbono individual: calculadora online de emissões;
  • Plantio e acompanhamento de Sistemas Agroflorestais na RDS do Uatumã, em parceria com os moradores locais.

Recentes

Sistema de Monitoramento

Nossos clientes

Como Funciona

Quero Neutralizar

O Programa Carbono Neutro IDESAM está aberto a empresas, eventos e indivíduos interessados em compensar suas emissões de GEE e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, gerando também uma série de benefícios socioambientais para as comunidades que vivem na RDS do Uatumã.

As atividades a serem carboneutralizadas estão, em sua maior parte, relacionadas a consumo de energia elétrica, viagens aéreas, transporte terrestre e/ou fluvial, hospedagens, entre outros.

Para saber como neutralizar, visite nossa calculadora de CO2 ou entre em contato conosco:

Comentários (5)

[…] Amazonas (Idesam) criou uma calculadora de emissões de carbono do Programa Carbono Neutro (PCN).  No site do instituto, a quantidade de CO2 emitida por cada pessoa pode  ser calculada a partir […]

[…] das mudanças climáticas. Com esse ideal, eles iniciaram, há mais ou menos um ano, o Programa Carbono Neutro (PCN) que é um programa de compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEEs) através do […]

Deixe um comentário