Programa Carbono Neutro

O Programa Carbono Neutro do Idesam é um programa de compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) através da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas degradadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (RDS do Uatumã), localizada na região nordeste do Estado do Amazonas.

O principal objetivo do Programa é perenizar a produção agrícola e florestal local através de um modelo de desenvolvimento social de baixo carbono, de forma a gerar “créditos” de carbono para compensar a emissão dos parceiros interessados (Confira os benefícios de neutralizar seu CO2).

Sistemas agroflorestais são uma forma de uso da terra na qual se combinam espécies arbóreas lenhosas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas, de forma simultânea ou em sequência no tempo. Os dois elementos interagem ecologicamente e são economicamente complementares, pois otimizam a produção do agricultor, com o uso mais eficiente dos recursos naturais e a diversificação de produção.

Além disso, a diversidade de espécies permite a obtenção de um número maior de produtos a partir de uma mesma unidade de área, tanto para a subsistência da família quanto para o mercado, garantindo geração de renda e segurança alimentar para os produtores envolvidos no Programa.

Os SAFs fazem parte das diretrizes centrais do Programa Carbono Neutro IDESAM e podem ser implantados na recuperação de áreas alteradas por atividades agrícolas mal sucedidas, contribuindo assim para a redução da pressão por desmatamento em novas áreas de floresta. Esse modelo de conversão agrícola gera reduções de emissões, que contribuem para mitigar as mudanças climáticas. O modelo de agricultura que é utilizado no Programa prevê a extinção do uso do fogo, pois uma mesma área será utilizada pelos agricultores ao longo dos anos, evitando assim emissões adicionais.

Nossas atividades

  • Inventários de emissões de Gases de Efeito-Estufa (GEE) para empresas, eventos e indivíduos interessados em realizar a compensação de suas emissões;
  • Desenvolvimento de estratégias de redução de emissões de GEE;
  •  Mensuração da pegada de carbono individual: calculadora online de emissões;
  •  Plantio e acompanhamento de Sistemas Agroflorestais na RDS do Uatumã, em parceria com os moradores locais.

Recentes

Quem já neutralizou

Como Funciona

Quero Neutralizar

O Programa Carbono Neutro IDESAM está aberto a empresas, eventos e indivíduos interessados em compensar suas emissões de GEE e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, gerando também uma série de benefícios socioambientais para as comunidades que vivem na RDS do Uatumã.

As atividades a serem carboneutralizadas estão, em sua maior parte, relacionadas a consumo de energia elétrica, viagens aéreas, transporte terrestre e/ou fluvial, hospedagens, entre outros.

Para saber como neutralizar, visite nossa calculadora de CO2 ou entre em contato conosco:

Áreas Reflorestadas

Comentários (5)

[…] Amazonas (Idesam) criou uma calculadora de emissões de carbono do Programa Carbono Neutro (PCN).  No site do instituto, a quantidade de CO2 emitida por cada pessoa pode  ser calculada a partir […]

[…] das mudanças climáticas. Com esse ideal, eles iniciaram, há mais ou menos um ano, o Programa Carbono Neutro (PCN) que é um programa de compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEEs) através do […]

Deixe um comentário