DOE AGORA

COP 15 – Começam as rodadas de negociação e reuniões informais

content image
COP 15 – Começam as rodadas de negociação e reuniões informais

Nesta terça feira, iniciaram as rodadas de negociação e reuniões dos grupos informais e de Sexy Evening Dresses contato. Pela manhã, reuniu-se o Grupo de Contato das Reduções de Emissões (agregadas/individuais) dos Países do Anexo I do AWG-KP, que apresentou uma síntese das metas de redução dos países desenvolvidos no período pós-2012. Os possíveis números para as metas estão entre 16 e 23%, o que é ainda muito abaixo do necessário, visto que o IPCC afirma que o nível aceitável deve ser entre 25 e 40%, que evitariam um aumento na temperatura do planeta com conseqüências irreversíveis para o sistema global. O chair do grupo destacou a grande necessidade de se aumentar o nível de ambição no estabelecimento das metas de redução.

Nas discussões dentro do LCA, decidiu-se que as discussões serão baseadas no texto prévio, resultante das negociações de Bangkok e Barcelona, e serão divididas segundo quatro temas: mecanismos financeiros para implementação dos NAMA’s (Ações Nacionais Apropriadas de Mitigação) (principalmente os públicos), REDD+, abordagens setoriais (especialmente agricultura), e um ultimo referente às conseqüências sociais e econômicas das mudanças climáticas, a longo prazo. Após estas negociações, espera-se apresentar uma síntese em plenária para negociações finais entre todas as partes sobre o texto integral.

Houve também a plenária de abertura da 30ª. Edição do SBSTA – Subsidiary Body for Scientific and Technical Advice, onde um dos temas em negociação é a definição de guias metodológicas e científicas para Sexy Prom Dresses REDD+. Esta reunião visa avançar e possivelmente chegar a conclusões sobre os trabalhos que vêm se desenvolvendo sobre a decisão adotada durante o SBSTA 29, na COP14 em Poznan, que fornece guias metodológicas para o desenvolvimento de atividades REDD. Foi consenso geral entre os países que o tema deve ser prioridade e que deve-se concluir o estabelecimento destas guias metodológicas, garantindo que REDD seja baseado sobre sólidas bases científicas. É necessário também garantir a transparência em todas as fases do processo, bem como a consideração de diferentes circunstâncias nacionais e a garantia dos direitos dos povos indígenas e comunidades locais.

Após esta reunião de abertura, aconteceu o primeiro grupo informal de negociação sobre REDD, onde as partes puderam já opinar sobre o texto em negociação (FCCC/SBSTA/2009/3). Os países expressaram suas opiniões sobre o texto, e dentre as várias questões, as que foram destacadas em sua grande maioria são sobre a necessidade de se garantir que os vetores e causas fundamentais do desmatamento sejam abordadas. Além desta, diversas partes expressaram consenso a respeito da necessidade de que o sistema de monitoramento seja em escala nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin