Criada em 2017, a Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA) permite ao setor privado compartilhar cases de negócios bem-sucedidos e geradores de impacto social positivo, fortalecer negócios sustentáveis e suas cadeias produtivas, além de promover a troca de experiências, boas práticas e soluções para o desenvolvimento sustentável e conservação da biodiversidade.
Aliando responsabilidade socioambiental e inovação tecnológica, a PPA tem incentivado o ecossistema de impacto positivo da região, apoiando empresas e negócios inovadores.
O Programa de Investimentos e Aceleração de Negócios da PPA conta com apoio financeiro da USAID, Fundo Vale e Instituto Humanize. Atualmente, está em sua segunda turma e consiste no acompanhamento técnico, jurídico, contábil e de marketing para iniciativas que buscam se estruturar e alcançar melhores resultados na sua área de atuação.
Através do programa já foram investidos cerca de R$ 6 milhões em 12 startups e negócios de impacto socioambiental.
O Idesam é coordenador e implementador dos Grupos Temáticos (GTs) 1 e 2 da Plataforma Parceiros pela Amazônia, que inclui implementação de ações estratégicas de cada GT, engajamento de membros, mobilização e coordenações de reuniões e encontros.
Contexto
O século 21 trouxe o desafio de uma nova ordem econômica sustentável, ética e justa. Nesse cenário, a iniciativa privada tem papel fundamental para aperfeiçoar e agregar novas responsabilidades sociais, tecnológicas e ambientais, sem perder a competitividade nos negócios.
A Amazônia representa cerca de 60% do território brasileiro, detém mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e abriga a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. No entanto, a região gera menos de 8% do PIB nacional e está sob forte ameaça do uso insustentável dos recursos naturais. A solução exige um novo modelo de desenvolvimento econômico, capaz de aliar conservação da floresta e desenvolvimento socioeconômico, promovendo a geração de renda por meio da criação de oportunidades de negócios e do fomento ao empreendedorismo entre as populações locais.
O setor privado está na vanguarda desse movimento, e muitas companhias já estão atentas às oportunidades de crescer e promover mudança social ao mesmo tempo. Tais iniciativas inspiraram a criação da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), liderada pelo setor privado, tendo como parceiros o Idesam (na coordenação executiva), Ciat e Usaid (principais apoiadores).
Objetivos
- Troca de experiências, boas práticas e soluções para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade.
- Estímulo a parcerias entre corporações, sociedade civil, governos, doadores e comunidades.
- Promoção de encontros e treinamentos para aprimorar a educação, a pesquisa, a ciência e a tecnologia.
- Fortalecimento das relações nacionais e internacionais com governos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil;
- Criação de uma plataforma de investimento para formular e implementar ações em favor do desenvolvimento sustentável da Amazônia.
- Estimular investimentos socialmente responsáveis e econômica e ambientalmente sustentáveis.
Quem pode participar?
Qualquer empresa instalada nos estados da Amazônia ou que possua relação comercial estratégica com a região pode participar. As portas estão abertas também para organizações que queiram contribuir para a defesa dessa causa e serem reconhecidas como engajadas e atuantes pelo mercado e pela sociedade. Basta compartilhar de nossos objetivos.
Parceiros e Financiadores

















