A atuação do Idesam no tema Produção Rural Sustentável (PPRS) tem o objetivo de desenvolver o manejo de sistemas de produção sustentável na Amazônia. Desenvolve estudos em temas que conectam e transitam pelas diferentes disciplinas e corpos do conhecimento de sistemas de produção baseados em princípios da sustentabilidade. Atua também extensão rural com Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) para produtores rurais familiares e no apoio a governos para o planejamento integrado para o desenvolvimento rural sustentável.
Através de capacitação e apoio à organização social, fortalecem o capital humano da região, gerando benefícios socioeconômicos diretos para as comunidades onde as ações são desenvolvidas e também gera benefícios ambientais. Além disso, o Idesam busca conhecer as cadeias de valor atuais, seus gargalos e suas barreiras para aumentar a escala de implantação e a persistência da produção rural sustentável na paisagem.
Nossas atividades
Diagnósticos socioambientais, econômicos e fundiários e elaboração de projetos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR); Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e os Planos de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCD);
Estudos de viabilidade técnica e econômica de produtos agropecuários sustentáveis;
Assessoria técnica para implantação e monitoramento de cadeias de valor e sistemas de produção rural sustentável;
Apoio à organização de grupos produtivos e desenvolvimento de cadeias de valor;
Desenvolvimento de metodologias e projetos de implementação de atividades produtivas sustentáveis;
Reconversão produtiva e recuperação de áreas degradadas.
Pólos de atuação
Atualmente as atividades estão concentradas em dois locais, Maués e Apuí.
Confira as
Notícias Relacionadas
