DOE AGORA

Comunicação sustentável: Comunicadores locais, técnicos e executivos de empresas que atuam na Amazônia falam sobre peculiaridades dessa potência nacional

Comunicação sustentável: Comunicadores locais, técnicos e executivos de empresas que atuam na Amazônia falam sobre peculiaridades dessa potência nacional

Data: 02/2024
Veículo: Aberje Comunicação empresarial
Texto: Daniel Nardin
Foto:  Divulgação

Com a agenda ambiental e climática em destaque, a Amazônia se tornou central na esfera midiática e política global. Nos últimos anos a região tem sido tema central de discussões veiculadas por meios de comunicação nacionais e internacionais, em salas de reuniões empresariais e nos diálogos da sociedade civil. Trata-se de uma potência em todos os sentidos, começando pelo seu tamanho. Composta pelos estados do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, a Amazônia Legal abrange uma área de 5,1 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 59% do território nacional, e é habitada por 27,8 milhões de pessoas, representando 13% da população brasileira. Se fosse um país, seria o sexto maior do mundo em extensão territorial.

(…)

Larissa Mahall Marinho, especialista de comunicação do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), foi uma das participantes da Expedição e compartilha a opinião de que para comunicar sobre a Amazônia é preciso conhecer mais as iniciativas regionais que já produzem conhecimento, dialogam e comunicam com a população local. “Especialmente para a produção de conteúdo sobre o bioma, o planejamento de imprensa é fundamental, incluindo oportunidades para além da divulgação factual de resultados e eventos. Além disso, consumir produtos, acessar mídias locais, conhecer pessoas nortistas é indispensável para esse debate inclusivo e diverso”, analisa.

Para ela, o encontro com jornalistas e profissionais de comunicação e sustentabilidade durante a expedição foi uma oportunidade única de aproximação. “O intercâmbio de conhecimento é uma das formas de conexão do Idesam com a sociedade civil para promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na Amazônia. Dessa maneira, dialogar com profissionais de comunicação conectados com a Aberje possibilitou uma abordagem crítica e propositiva da tarefa de fazer comunicação”, complementa.

Confira a matéria completa AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin