DOE AGORA

Mariano Cenamo, CEO da Amaz: “Hoje, tem muito mais gente querendo fazer algo pela Amazônia do que gente fazendo de fato”

Mariano Cenamo, CEO da Amaz: “Hoje, tem muito mais gente querendo fazer algo pela Amazônia do que gente fazendo de fato”

Veículo: Draft
Autor: Marina Audi
Em: 11/8/2022

Empreender nunca é fácil. Mas fica ainda mais difícil em uma região onde os desafios de logística, transporte e comunicação ganham dimensões quase continentais.
Estamos falando da Amazônia legal, que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e (uma parte do) Maranhão.

Só para se ter uma ideia: enquanto o Brasil começa a implantar o 5G, quase uma centena de municípios da região ainda não contam nem sequer com 4G (que chegou ao resto do país em 2012).
Mesmo assim, com todos esses perrengues – e lá atrás, em 2004, há quase duas décadas –, o engenheiro florestal paulistano Mariano Cenamo topou se mudar para Manaus com apenas 23 anos de idade, para fundar uma ONG com o objetivo, ousado para a época, de promover negócios sustentáveis e viabilizar a produção de créditos de carbono.
Note, isso foi em 2004. Você provavelmente ouviu falar em mercado de carbono há poucos anos… talvez só em 2021, com a COP26.

Hoje, Mariano pode dizer que foi bem-sucedido em sua missão. Aos 42, ele é cofundador e diretor de Novos Negócios do Idesam – Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.
O Idesam foi pioneiro em transformar uma agrofloresta que produz café em uma empresa de impacto – e também a primeira organização a promover um programa de aceleração de negócios de impacto na Amazônia, em 2018.

Leia o texto original em: https://www.projetodraft.com/mariano-cenamo-ceo-da-amaz-hoje-tem-muito-mais-gente-querendo-fazer-algo-pela-amazonia-do-que-gente-fazendo-de-fato/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin